Atualmente vivemos em um mundo totalmente globalizado e cheio de informações a todo instante e nesse meio, sabemos o quanto o meio ambiente é fundamental nesse processo da globalização.
As empresas que trabalham nesse ramo, vem ligando o sinal de alerta para se adequar a essa nova realidade e nessa nova tendência existe um produto fundamental e de suma importância chamada geomembrana ou geossintéticos.
Conforme figura abaixo segue escalas do processo das geomembranas:
A geomembrana ou geossintéticos, trata-se de um produto bidimensional, de baixa permeabilidade sendo os mais utilizados e comuns na retenção de dejetos ou rejeitos líquidos e sólidos e até mesmo radioativo.
A fabricação de polietileno de alta e baixa densidade, sendo mais conhecidos como PEAD/PEBD, são mais resistentes tanto ao lixo químico como raios ultravioleta.
Para a soldagem dos mesmos se utiliza a máquina de solda para geomembrana, utilizadas pelas empresas para impermeabilização do terreno, onde após esse processo a geomembrana possa ter contato com estes elementos degradáveis.
O polietileno de baixa densidade linear (PEBDL) possui a vantagem de ter flexibilidade, ou seja, a capacidade de assumir deformações e se adaptar nas superfícies mais irregulares de aplicação no solo.
A geomembrana tem como objetivo após a soldagem controlar o seu real fluxo e fazer a separação dos resíduos, tendo sido feita a sua aplicação por uma máquina de soldar geomembrana PEAD, PP, PVC, PEBDL, sendo bastante empregada em canais de barragem, aterros sanitários, lagoas e na criação de peixes (piscicultura), contribuindo para a preservação do meio ambiente evitando o contato diretamente com o solo.
“Uso de geomembrana na mineração”
Na mineração, após feita a solda por uma máquina de soldar geomembrana, o revestimento do solo das bases das pilhas de lixo e dejetos, passam por um canal que transportam o líquido usado nos lagos de armazenamento para os lagos de evaporação. A soldagem bem feita da geomembrana é uma importante aliada na preservação do meio ambiente dos tanques de evaporação de minas de lítio, ouro e cobre.
“Uso de geomembrana na engenharia civil”
Para o segmento de engenharia civil a geomembrana ou geossintéticos como são conhecidos, é utilizada na construção de irrigação simples podendo ser aplicadas em túneis, lajes, tetos e lagoas de piscicultura.
“Geomembrana como elemento chave de uma obra ambiental”
A geomembrana é o elemento-chave em grande parte das barreiras de controle e desvio de fluxo e obras. A aplicação no setor da geotecnia ambiental é destacada em sistemas de barreiras de controle e desvio de fluxo em aterros sanitários e lagoas de efluentes. Nestes sistemas, sua principal função é evitar a migração indesejável de líquidos para o solo circundante.
Para finalizarmos, é de suma importância o estudo da instalação da geomembrana por parte das empresas, para não agredir o meio ambiente e para ter uma obra totalmente limpa sem danos e usando a tecnologia correta para seu projeto.