Atualmente, a soldagem por extrusoras em mantas de geomembranas (chapa) PEAD, PP, PVDF, tem se mostrado como uma solução para as empresas de engenharia que desejam entregar o melhor resultado para seu cliente. Neste sentido a extrusora manual para a soldagem de chapas torna se um elemento fundamental para a garantia da integridade estrutural de qualquer projeto de engenharia.
A soldagem por extrusora em mantas, é caracterizada por um processo totalmente manual. Esse processo é realizado utilizando um material chamado fio/macarrão. O mesmo (fio/macarrão) é completamente fundido pela extrusora através de temperaturas médias e altas.
A extrusora manual para a soldagem em mantas, possuí diversos bicos que são usados de acordo com a sua geometria e servem para depositar e plastificar a manta no espaço desejado.
Para realizar uma solda de qualidade com a extrusora, os espaçamentos não podem estar avariados ou degradados, e muito menos contaminados com algum tipo de produto seja ele químico, orgânico etc. Este procedimento para soldagem em mantas envolve uma preparação de higienização, sendo preliminarmente a realização de uma raspagem da superfície dentro do espaço e sendo limpo com álcool para assim remover quaisquer impurezas.
“Condições para uma bela soldagem com qualidade”
As condições variáveis para uma bela solda por extrusora manual:
- Verificar o fio de solda que deve ser de boa qualidade; o fio de má qualidade produzira uma solda fraca sem cumprir seu principal objetivo de contenção;
- A temperatura compatível com o fio de solda, bem como a velocidade de soldagem (aporte de calor baixo, médio ou alto);
- A higienização na preparação prévia;
- Raspagem e remoção de impurezas.
Exemplo de condições de soldagem:
Solda nº 1 – à esquerda fio de solda com aporte de calor adequado e higienizado com velocidade adequada. Soldagem dentro dos parâmetros.
Solda nº 2 – no centro fio de solda com aporte de calor adequado, não higienizada e velocidade adequada. Soldagem deformada por elementos de sujeira.
Solda nº 3 – à direita fio de solda com baixo aporte de calor, higienizada e velocidade adequada. Soldagem não cumpre seu objetivo.
Tendo em vista a imagem acima em termos de preparação/higienização é importante controlar o processo de raspagem da solda. A raspagem do centro pode mudar bastante sua geometria tal qual o ângulo entre as faces e seu espaçamento, com isso muda-se o calor da solda da extrusora manual e a quantidade de fio utilizado para operação dentre outros fatores.
O processo de soldagem por fio de PEAD, é utilizado principalmente na construção de tanques e dutos, selagem de geomembranas, isolamento e unificação de forros.
“O que são extrusoras portáteis para soldagem em geral”
A extrusora de solda manual Munsch é a solução ideal para seu projeto ou obras que necessitam de extrusora para plásticos, com o seu principal objetivo de soldar chapas de geomembranas, tubos ou tanques diversos, consertos para a indústria náutica entre os mais diversos processos de soldagem.
Com esta extrusora de controle digital você pode soldar facilmente chapas de geomembranas e trabalhar em reparos, fabricação de tanques e dutos etc. Com a sapata de solda giratória de 360° é possível acessar os cantos e a saída de ar quente pode ser montado em 3 posições diferentes (direita, superior, esquerda). Conforme figura 1.
A Terrra Nova Tecnologia de Processos comercializa diversos modelos de extrusoras manuais Munsch (Alemanha), com menos componentes eletrônicos, preço e melhor custo-benefício no mercado, velocidade e produção máxima, proporcionando para a sua empresa produtos de alta qualidade.
Curioso em saber mais?
Para maiores informações sobre as extrusoras de solda manual e outros equipamentos da linha ECO Munsch, entre em contato com o time da Terra Nova Tecnologia de Processos pelos canais de atendimento abaixo:
Site: www.terranovatecnologia.com
E-mail: terranova@terranovatecnologia.com
WhatsApp: (11) 94542-4948
Telefone: (11) 5031-4048.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/terra-nova-tecnologia-de-processos-ltda/